FANDOM

Ash Ketchum é um personagem fictício da franquia Pokémon, propriedade da Nintendo. Criado por Satoshi Tajiri, Ash é o protagonista das séries de anime da franquia, e aparece em outros produtos relacionados com a mesma. Caracteriza-se como um treinador pokémon cujo maior objetivo é o de se tornar o maior mestre pokémon do mundo. No Japão, Ash é dublado por Rica Matsumoto; nos Estados Unidos por Veronica Taylor (desde 2006 substituindo Sarah Natochenny); e no Brasil, foi dublado por Fábio Lucindo até a saga XY, depois passou a ser dublado por Charles Emmanuel a partir da saga XY & Z.

História

No Anime

Em algum momento cedo de sua vida, Ash foi em uma viagem de campo em uma floresta de chuva e se perdeu. Assustado ao ponto de chorar, ele foi forçado a se esconder em um tronco de árvore oca. Um grupo de Pokémon locais se juntaram a ele e o animou, que foi parcialmente o que o motivou a se tornar um Treinador Pokémon. Ash também era matriculado no Acampamento de Verão do Professor Carvalho quando jovem. Um dia, outro campista, uma garota com o nome de Serena se perdeu na floresta e feriu a perna depois de ser surpreendida por um Poliwag. Ash, que estava olhando para o Poliwag, veio em seu socorro e envolveu um lenço ao redor do joelho ferido. Ele então ele ajudou ela a se levantar e a guiou para fora da floresta. Em algum momento antes de iniciar suas viagens, Ash era amigo de Gary Carvalho, até que ambos pescaram uma Pokébola de ambas as linhas. Depois de discutir sobre quem iria ficar com ela, a pokébola se partiu em dois, cada um mantendo uma metade como um lembrete daquele dia.

Série Original

Anos mais tarde, Ash começou sua jornada Pokémon com a idade de 10 como um caloroso e bem-intencionado, mas teimoso, precipitado e Treinador Pokémon amador. Ele foi forçado a aceitar um teimoso Pikachu do Professor Carvalho como seu Pokémon inicial porque ele acordou tarde no dia em que foi criado para obter o seu primeiro Pokémon. Ele estava determinado a alcançar seu objetivo e quando Pikachu viu que ele estava disposto a comprometer a sua própria segurança para mantê-lo seguro, os dois formaram uma ligação extremamente forte que tem sido notado e observado por muitos personagens no anime. Essa amizade inabalável iria definir o seu rumo para o futuro. A partir desse ponto, Ash ainda tinha muito a aprender sobre como se tornar um treinador. O primeiro Pokémon que ele pegou foi pego por sorte, como ele não sabia absolutamente nada sobre luta, e ele estava hesitante em admitir quando ele estava errado. Sua viagem foi feita ainda mais complicada devido à presença de Jessie, James e Meowth da Equipe Rocket , que depois de testemunhar o poder de Pikachu, fizeram que seu objetivo primordial era roubar Pikachu para o seu chefe, Giovanni.

Ash não ficou sozinho nesta jornada; logo depois que ele deixou a Cidade de Pallet, ele conheceu Misty, que o seguiu na intensão de que lhe devia uma bicicleta (que Ash pegou "emprestada" para salvar Pikachu, e que o mesmo destrói enquanto protege Ash). Ash então conheceu Brock, o Líder de Ginásio da Cidade de Pewter, com quem ele lutou e perdeu. Em sua revanche, Ash quase derrotou Brock, mas se recusou a dar o golpe final devido à intervenção dos irmãos mais novos de Brock. Tocado pela bondade de Ash com seu Pokémon e com o retorno de seu pai distante, Flint, Brock decidiu ir com Ash e perseguir o seu sonho de ser o melhor Criador Pokémon do mundo. Pouco tempo depois, Ash chegou no ginásio da Cidade de Cerulean e ficou chocado ao saber que Misty é uma das Líderes do Ginásio. Depois, Ash ganhou a Insígnia da Cascata, e continuou sua viagem com Misty, que sonhava ser a maior Treinadora de pokémon do Tipo Água do mundo. Muitas das primeiras insígnias de Ash foram dadas a ele apenas por gratidão por sua ajuda, ao invés de reivindicar uma vitória real na batalha sobre os Líderes de Ginásio. De seus primeiros cinco Líderes de Ginásio, apenas a sua vitória sobre o Lt. Surge foi uma vitória real. Toda vez que ele pensou que ele estava indo bem, ele, de alguma forma, sempre cruzava em seu caminho som seu rival de infância, Gary Carvalho. Gary sempre lembrando Ash que ele estava sempre um passo atrás. Até o momento que Ash chamou seu sétimo Pokémon, Gary tinha pego mais de quarenta. Os problemas de Ash não ficaram mais fáceis quando seu Charmander evoluiu para o desobediente Charmeleon, que se recusou a ouvi-lo. Isso não mudou quando ele evoluiu para Charizard, até Ash pode provar a si mesmo para ele. Depois de ganhar suas oito insígnias, Ash passou a competir na Conferência do Planalto Índigo, avançando para a quinta rodada - mais longe do que Gary - e terminando no Top 16.

Após a derrota de Ash na Liga Indigo, o Professor Carvalho pediu-lhe para viajar para Ilha Valencia no Arquipélago Laranja para recuperar a Bola GS a partir de uma Professora Pokémon chamada Ivy. Enquanto no Arquipélago Laranja, Ash soube da Equipe Laranja, um grupo de elite de Formadores e não aos contrários Líderes de Ginásio, que forneceram desafios para eles para vencer na Liga Laranja. Depois, Brock decidiu ficar com a Professora Ivy e ajudá-la com seu trabalho, Ash e Misty foram acompanhados por um entusiasmado observador Pokémon chamado Tracey Sketchit. Ash, Misty e Tracey atravessaram as Ilhas Laranja nas costas de um perdidos Lapras. Ash pegou o Lapras durante este tempo. Ele finalmente derrotou os quatro membros da Equipe Laranja e, finalmente, ganhou a Liga Laranja triunfando sobre Drake . Antes de deixar o Arquipélago Laranja, Ash conseguiu encontrar a família de Lapras e o devolveu para a vida selvagem. Ao retornar para a Cidade de Pallet, Ash descobriu que Brock tinha retornado devido a algum incidente desconhecido, que deixou o aspirante Criador Pokémon com medo até mesmo de ouvir o nome da Professora Ivy. Enquanto isso, Tracey ficou no laboratório do Professor Carvalho como assistente do mesmo e Brock voltou com Ash e Misty. Após sua vitória na Liga Laranja, Ash encontrou Gary outra vez, e depois de ser derrotado em uma batalha um contra um, soube que seu rival tinha treinado duro, a fim de participar na Conferência de prata em Johto.

Animado com a perspectiva de encontrar novos Pokémon e de frente para Gary novamente, Ash e amigos partiram para a região de Johto para coletar oito insígnias dos Líderes de Ginásio na região de Johto e competir na Liga Johto. Bem como suas viagens através de Kanto, Ash, Misty e Brock impactaram as muitas pessoas e Pokémon que se encontraram ao longo do caminho (sendo um deles Kurt , a quem Ash entregou a Bola GS). No meio de suas viagens, eles visitaram as Ilhas dos Redemoinhos, e, junto com Ritchie , ajudou a salvar Silver, um bebê Lugia, e sua mãe, das maquinas do mal da Equipe Rocket. Ash, juntamente com Misty, competiu na Copa dos Redemoinhos, com colocação de cinzas no Top 8. Ele foi derrotado por Misty em uma batalha de 3 contra 3; Misty acabou perdendo na próxima rodada.

Ash encontrou Gary ocasionalmente em Johto, e, enquanto eles ainda eram rivais, Gary parecia ver Ash com um pouco mais de respeito do que antes. O crescimento do caráter de Ash foi evidente ao longo deste arco da história, enquanto ele continuava a pensar mais e mais sobre seus Pokémon e menos e menos sobre si mesmo. Depois de ganhar oito insígnias em Johto, Ash entrou na Conferência de Prata com Gary. Finalmente, os dois rivais lutaram no torneio em uma batalha completa . Apesar de ter sido uma batalha perto, Ash saiu vitorioso contra o seu rival pela primeira vez em sua carreira como Treinador Pokémon, marcando um dos maiores pontos de viragem na carreira, disse. Após a batalha, Gary e Ash partiu em bons termos com os outros, finalmente, superaram sua animizade de infância e reconheceram uns aos outros como iguais. A jornada de Ash através de Kanto e Johto chegaram ao fim quando ele foi forçado a se separar de Brock e Misty quando os dois receberam mensagens de voltar para casa.

Geração Avançada

Depois de ouvir sobre uma região distante chamada Hoenn de Harrison, o adversário perdeu para na Conferência de Prata, e Ash decidiu viajar para lá e levar apenas Pikachu com ele neste momento. Em Hoenn, Ash conheceu uma garota chamada May e seu irmão Max, que depois ele descobriu serem filhos de Norman (o Líder de Ginásio da Cidade de Petalburg), e ambos decidiram juntar-se Ash em suas viagens. Pouco depois de os três companheiros deixarem a Cidade de Petalburg, Brock voltou ao grupo quando ele salvou eles de um bando de Taillow raivosos e seu líder. A partir desse ponto em diante, Ash percorreu Hoenn com um velho amigo e dois novos amigos, coletando insígnias da mesma forma de antes. Depois de May definir suas vistas em se tornar uma Coordenadora Pokémon, Ash a apoiou sempre que podia, mantendo seu foco em ganhar insígnias. Durante essas viagens, Ash e seus amigos acabaram sendo entrelaçados nas parcelas de dois rivais, a Equipe Aqua e a Equipe Magma, com Pikachu realmente ficou possuído por Groudon na cimeira do seu conflito. Graças a ajuda da Equipe Rocket (não intencional), que ajudou a salvar a região Hoenn inteira. Enquanto Ash não tinha um grande rival recorrente em Hoenn, ele fez encontrar certos formadores várias vezes e rivalidades amigáveis formadas com eles. Um tal amigo era Morrison, que era muito semelhante e tão competitivo como Ash e foi introduzido pela primeira vez perto do fim das viagens do grupo em Hoenn. Assim como as Ligas anteriores, Ash não ganhou, mas ele chegou muito perto antes de perder para Tyson, que passou a ganhar o torneio. Após partirem com May, Max e Brock, Ash voltou para a Cidade de Pallet. Como ele passou pela Cidade de Viridiana, em seu caminho de volta para casa, ele conheceu Scott e Agatha e aprendeu sobre a Batalha da Fronteira em Kanto. Ele decidiu assumir a Batalha da Fronteira e ficou surpreso, mas feliz ao saber que Brock, May e Max iriam acompanhá-lo nesta aventura também. Eventualmente, Ash conquistou as sete insígnias da fronteira e foi oferecido a oportunidade de se tornar um próprio líder da Fronteira, mas ele se recusou a favor da continuação da sua jornada Pokémon.

Diamante e Pérola

Depois da vitória de Ash sobre a Batalha da Fronteira, ele pôde estabelecer suas vistas em competições de Pokémon na região de Johto e viajou para lá enquanto Max voltou para sua casa na Cidade de Petalburg, em Hoenn. Depois de encontrar seu antigo rival, Gary (que agora se tornou um pesquisador Pokémon), e a aprendizagem de uma nova região com o novo Pokémon, Ash decidiu deixar para Sinnoh para ganhar as insígnias disponíveis lá. Como antes, ele levou apenas Pikachu com ele no início, mas trouxe seu Aipom junto quando ele escapou para o navio onde Ash estava, saindo com ele por diante. Enquanto Brock não acompanhou a Ash para Sinnoh, ele foi viajar através de Sinnoh, como fizera por Kanto, Johto e Hoenn. Desta vez, eles foram acompanhados por um outra aspirante Coordenadora Pokémon chamada Dawn. Como ele fez para May, Ash apoiou entusiasticamente Dawn em seus esforços para se tornar uma Coordenadora, assim como ela o apoiou em suas batalhas de ginásio. Enquanto viaja através de Sinnoh, Ash formou uma rivalidade aquecida com um instrutor chamado Paul. Ao longo da jornada de Ash, Paul constantemente o colocou para baixo e os dois muitas vezes discutiram sobre seus estilos de treinamento quase opostos. Enquanto Paul foi duro, distante, e às vezes simplesmente cruel para o seu Pokémon, Ash insistiu que a melhor maneira de melhorar um Pokémon é pela paciência, pelo carinho e pela amizade. Sua rivalidade veio à tona depois que competiram em uma Batalha juntos, quando Paul abandonou seu Chimchar depois dele não conseguido cumprir suas expectativas. Ash então decidiu ficar e cuidar de Chimchar e prometeu torná-lo forte usando sua própria filosofia. Embora Ash sempre se considerou um par com ele, Paul muitas vezes o superou em batalhas como seu próprio Pokémon eram muito poderosos (Ele só manteve Pokémon que eram naturalmente muito fortes). Os Pokémon de Ash, enquanto estavam fortes em seu próprio direito, ainda não eram iguais. Isto veio a uma derrota devastadora para Ash, perdendo uma batalha completa, enquanto apenas nocauteando dois dos Pokémon de Paul. Ash reconheceu que ele tinha que tomar Paul mais a sério e com cautela no futuro. Enquanto em Sinnoh, Ash competiu em dois concursos Pokémon - uma vez na Cidade de Jubilife e uma segunda vez na Copa Wallace sobre a recomendação de Wallace. Ele também competiu contra vários estilistas Pokémon no desfile da Coleção de Moda Hearthome, onde ele terminou em terceiro lugar, ganhando o prêmio único para o seu desempenho original. Como Ash e seus amigos percorreram Sinnoh, que acabou se tornando fortemente envolvido com lendas de Sinnoh, com Ash sendo escolhido pessoalmente pelo Azelf dos guardiões do lago. Junto com Cynthia, Looker e a Equipe Rocket, eles se enfrentaram contra Pokémon Hunter J, bem como s mal Equipe Galáctica. Graças aos seus esforços, a região de Sinnoh foi poupada do esquema insano de Cyrus. Quando Ash finalmente conseguiu todas as insígnias de Sinnoh que ele precisava para entrar na Liga Sinnoh. Durante suas batalhas na Lily da Conferência do Vale, ele conseguiu avançar para o Top 4. Pela segunda vez desde o encontro com Paul (a primeira em um torneio PokéRing durante o qual o Staravia de Ash evoluiu para um Staraptor e derrotou o Honchkrow de Paul), Ash conseguiu derrotar seu rival amargo, usando Infernape (que evoluiu a partir do Chimchar que Paul havia abandonado) para dar o golpe final. Isto confirmou as crenças de cinzas em forma de elevar Pokémon, mostrando que, embora ele tomou o seu tempo e ergueu o Pokémon com cuidado e amizade que conseguiram os mesmos resultados que os métodos de Paul. Isso fez com que Paul finalmente reconhecesse Ash como um treinador de algum mérito, terminando assim os seus argumentos. Ash mais tarde lutou contra Tobias, tornando-se o único instrutor conhecido para derrotar o seu Darkrai. Embora Ash finalmente, perdeu a batalha, ele não estava muito chateado como estava mais perto de seu Pokémon do que nunca. Na conclusão da série Diamante e Pérola, Ash, Dawn e Brock se separaram e seguiram caminhos separados, com Brock confirmando que ele não iria se juntar Ash em suas viagens para Unova como ele decidiu seguir o seu novo sonho de ser um médico Pokémon.

Best Wishes!

Na série Best Wishes!, Ash viaja com o Professor Carvalho e sua mãe em uma viagem para Unova. Depois de perder em uma batalha para Trip e vendo o poder do lendário Pokémon Zekrom, Ash tornou-se interessado em viajar para Unova para atender novos Pokémon, bem como novos amigos. Em Unova, ele trouxe apenas seu Pikachu, como fez em Hoenn. Logo depois ele começou sua jornada, Ash conheceu Iris, uma menina selvagem que é (como mais tarde ele aprende) um possível sucessora do Ginásio da Cidade de Opelucid e deseja ser uma Mestre em pokémon do tipo dragão, e Cilan, um dos Líderes de Ginásio Striaton, que aspira ser o maior conhecedor do mundo Pokémon. Depois Ash ganha o seu interesse, dizendo a Iris sobre seu encontro com Zekrom, e lutando contra Cilan por uma insígnia, os três decidem viajar juntos. Durante seu tempo em Unova, juntamente com sua busca para as insígnias, os três amigos também competiram nas competições locais do Clube da Batalha, etc. Apesar de lutar muito bem, Ash não conseguiu vencer nenhum dos torneios e conseguiu ser o Vice-Campeão de dois dos três. Apesar destes contratempos, ele não ficou chateado de ver seus amigos ganharem as competições em vez dele. Como eles viajaram, Ash e seus amigos acabaram sendo novamente apanhados na nova trama da Equipe Rocket, que foi pessoalmente supervisionado por Giovanni. Desta vez, a Equipe Rocket planejou domar o mundo usando uma Meloetta que Ash fez amizade para desencadear o poder das Forças da Natureza. Graças a Cynthia e Ridley, Ash e seus amigos conseguiram frustrar o plano maligno da Equipe Rocket. Depois de conseguir obter as oito insígnias de Unova, Ash foi autorizado a participar na Conferência Vertress junto com seu atual e alguns novos rivais. Na fase preliminar, Ash lutou viagem one-on-one, derrotando-o pela primeira vez e terminando a sua rivalidade. Ash também derrotou seu amigo e rival, Stephan , no torneio. Ele então lutou contra um dos seus rivais mais recentes, Cameron , onde perdeu em A Unova League Evolução! , Terminando no Top 8 da Conferência Vertress. Após a Conferência, os três amigos decidiram conferir algumas ruínas que o pai do Professor Juniper, Cedric Juniper descobriu, e no caminho, eles se encontraram com um rapaz estranho chamado N. Eles logo se encontraram entrelaçados nas parcelas de Ghetsis, Colress e Equipe Plasma enquanto tentavam dominar o mundo usando o poder de Reshiram. Ash e seus amigos, juntamente com Looker, o trio da Equipe Rocket, Professor Cedric, bem como N, Anthea e Concordia, conseguiram frustrar o regime mal do Plasma. Como suas aventuras começaram a chegar ao fim, Ash e seus amigos decidiram tomar o longo caminho de volta para Kanto por navegando em uma série de navios de luxo através de uma cadeia de ilhas chamadas Ilhas Décoloré. No caminho, Ash encontrou Alexa, uma Jornalista Pokémon, com quem aprendeu da região Kalos. Logo depois de chegarem Kanto, Ash se separou de Iris e Cilan, que desejavam ir em direções separadas para seguir seus próprios sonhos.

XY

Como XY ainda não terminou, as informações dessa categoria pode mudar com frequência.

Em XY, Ash viaja para a região de Kalos com Alexa, a primeira cidade visitada foi Lumiose, onde os sonhos e aventuras começam! Onde se separaram com a jornalista e tentou desafiar o Líder do Ginásio da Cidade de Lumiose. Ele foi violentamente ejetado da torre quando o sistema de segurança informatizado, mais tarde revelou ser o Clemont, descobriu que ele não tem nenhuma insígnia de Kalos. Ele foi resgatado por Clemont e Bonnie , que começou a viajar com ele depois que ele se acalmou com um alvoroço Garchomp na parte superior do prisma da torre com a ajuda de um bravo Froakie. Após o incidente ser resolvido, o Froakie permitiu-se a ser capturado por Ash. Em Batalhando em Gelo Fino!, Ash ganha sua primeira insígnia de Kalos, a Insígnia Percevejo, depois de derrotar o Líder de Ginásio da Cidade de Santalune, Viola. O grupo foi acompanhado por Serena, que ainda se lembrava de Ash resgatá-la em sua infância e decidiu começar a sua própria jornada para se reunir com ele, embora ele inicialmente não se lembra dos dois reunidos. Ash e Serena sabem que Clemont era realmente o Líder de Ginásio da Cidade de Lumiose, que foi exilado de seu próprio Ginásio por sua própria invenção. Eles ajudaram Clemont com Clembot, e após o problema ser resolvido, os dois rapazes prometem lutar depois que Ash preenchesse as condições originais estabelecidas pelo Clembot (mesmo que já não era necessário), para ganhar quatro emblemas. Com isso, o grupo partiu em sua jornada novamente. Durante suas viagens, eles ocasionalmente encontrou o menino ninja Sanpei, cuja presença sempre levou a um progresso na força de Froakie (e mais tarde Frogadier e Greninja). Os quatro formadores atenderam mais tarde o Acampamento de Verão do Professor Sycamore, onde se encontraram com o partido de Shauna, Tierno e Trevor, com quem o grupo começou uma rivalidade amigável. Enquanto viajavam, o grupo começou a aprender os segredos da Mega Evolução após uma reunião com o Professor Sycamore, Diantha e Gurkinn, bem como brevemente viajar com Korrina. Durante sua jornada, Ash pegou um perdido e traumatizado Goomy, que evluiu em um Sliggoo, e mais tarde, um poderoso Goodra . Depois de ganhar a sua quarta insígnia, Ash finalmente enfrentou Clemont na sua prometida Batalha de Ginásio, e ganhou com a ajuda de Goodra, ganhando sua quinta insígnia. Mais tarde, Ash e seus amigos se deparararam com a antiga casa de Goodra, onde descobriram que foi tomado por um Florges e seus companheiros. Depois de salvar o pântano de Goodra da Equipe Rocket enquanto estavam resolvendo ao mesmo tempo a questão relativa de Florges, Ash deixou Goodra nas zonas húmidas para que ele pudesse agir como o protetor do seu pântano e os Pokémon vivos nele. Algum tempo depois, quando Ash chegou na Cidade de Laverre Cidade para desafiar o Líder do Ginásio, ele fez um novo rival em Sawyer, um novato treinador vindo de Hoenn. Ao longo do caminho, Ash também apoiaria Serena em sua busca para se tornar a Rainha de Kalos, e deu-lhe alguns conselhos úteis quando ela acabou perdendo, dizendo-lhe que perder é simplesmente mais um passo para a vitória. Mais tarde, em suas viagens, Ash e seus amigos chegaram a Cidade de Anistar e, em conjunto com o Professor Sycamore, eles encontraram o Líder de Ginásio de Pokémon do tipo Psíquico, Olympia . Ela revelou o passado de sua Frogadier como um Froakie de antes da reunião de Ash e um vislumbre do Frogadier de, do amigo, Sycamore de, a Equipe Rocket, e o seu próprio destino, indicando que todos eles vão desempenhar um papel fundamental no futuro do Kalos. Ash desafiou-a a uma batalha de duplas, que ganhou utilizando Frogadier e Talonflame . Pouco depois, o grupo se deparou com um Pokémon misterioso, dublado mole por Bonnie, que estava sendo perseguido implacavelmente pela organização vilã, Equipe do Alargamento, o que levou o grupo para colocá-lo sob sua própria custódia protetora. Algum tempo depois, Ash e seus amigos se envolveram em um conflito na cidade natal de Sanpei, o que levou a Frogadier evoluir para Greninja, bem como desbloquear um Fenômeno de Bond . Mais tarde, Ash encontrou-se com Alain, que ficou intrigado por Greninja e pediu para lutar com ele. Ash faz uma luta decente, mas acabou perdendo. Depois, Clemont prometeu ajudar Ash de uma nova forma com o mestrado de Greninja, criando um dispositivo exclusivo para esse fim. Quando Ash, mais tarde, teve uma revanche com Alain, ele e Greninja fizeram significativamente melhor e ainda ganhou a borda após Greninja ser transformado, mas Ash finalmente desmaiou de exaustão de usar o formulário. Ter um sonho no qual Greninja deixa ele, ele acordou e resolve para dominar completamente o formulário. Mais tarde, Ash e seus amigos foram informados por Diantha que o Team alargamento tinha feito experiências em uma ilha remota, e eles foram informados sobre o Legendário Pokémon Zygarde. Quando Bonnie disse sobre Diancie para James Bond Phenomenon de Greninja, o campeão solicita outro jogo com Ash. Em um contraste com suas batalhas passadas contra os membros da Elite Quatro e dos Campeões, Ash e Greninja colocam-se em uma grande luta, e Greninja acaba atingindo ele é transformado em sua transformação final, mas não aperfeiçoada. No entanto, antes da batalha poder ser terminada, Ash desmaiou novamente. Ash, mais tarde, teve outra revanche com Sawyer, mas ele perdeu quando Greninja não conseguiu transformar. Este parecia deixar Ash em dúvida de sua capacidade de dominar a transformação. A confiança de Ash foi abalada ainda mais depois quando brutalmente perdeu para Wulfric, o Líder de Ginásio Snowbelle, que disse que Ash ele não confiava plenamente em seu Pokémon, o que significava que ele estaria destinado ao fracasso. Depois de ver o quão mal Greninja se machucou durante a sua batalha e culpando-se pela perda, Ash ficou deprimido e deixou o Centro Pokémon, na noite fria. No dia seguinte, Serena se encontrou com ele e confrontou-o com a forma diferente de antes, mas Ash gritou com ela para sair da depressão. Antes de Serena sair, ela com raiva jogou bolas de neve em seu rosto e lhe disse que a maneira como ele estava agindo era exatamente o oposto do que Ash tinha crescido para cuidar. Isso fez com que Ash percebesse que ele estava indo sobre sua depressão de forma errada. Tentando voltar em seus pés, então ele deixou ainda mais para dentro da floresta até que uma tempestade de neve o obrigou a se esconder em uma caverna, enquanto um grupo de Pokémon selvagem o viu. Isto lembrou Ash de uma de suas viagens de campo iniciais, quando ele foi forçado a se esconder em um tronco de árvore em uma floresta chuvosa. Ash então deixou o Pokémon se juntar a ele na caverna, mas quando deixou, ele viu um grupo de Spewpa, que quase caíram de uma árvore sobre um penhasco devido à tempestade. Ash quase caiu do penhasco para ajudá-los, mas foi salvo por Greninja. Quando Spewpa caiu de qualquer maneira, Ash e Greninja totalmente sincronizando seus sentimentos e usou o Battle Bond para salvá-lo. Ash, em seguida, fez as pazes com Greninja. Depois Ash voltou para os seus amigos e agradeceu Serena, dizendo-lhe que, sem ela, ele não teria sido capaz de sair de sua depressão e pediu desculpas por ter gritado com ela. Greninja em seguida, deu a sua Pokébola para Ash, tal como tinha feito quando foi um Froakie, e Ash e Greninja em seguida, prometeram começar tudo de novo. Ele, em seguida, derrotou Wulfric em uma revanche, mesmo depois de Wulfric Mega Evoluir seu Abomasnow. Em seguida, ele agradeceu a seu Pokémon e os amigos por ajudá-lo a chegar até onde ele estava, mas lembrou-lhes que seu maior desafio ainda estava por vir, mas que iriam enfrentá-lo juntos. Ash conseguiu ganhar oito insígnias em Kalos, portanto, a qualificação para a participação na Conferência de Lumiose. Na sequência de várias vitórias notáveis, incluindo uma vitória apertada nas semifinais contra Sawyer , Ash conseguiu chegar às finais da Conferência, marcando sua primeira aparição nas finais de uma Liga Pokémon; seu oponente era Alain . Na noite antes da batalha final, ele e seus amigos aprenderam mais sobre a transformação Ash-Greninja. As finais da Conferência de Lumiose começou com uma corajosa batalha entre o Pikachu de Ash e do Tyranitar de Alain, em que o antigo saiu vitorioso. Ash ganhou uma vantagem no início da batalha, mantendo três de seus Pokémon em comparação com Alain de dois. No entanto, Alain finalmente conseguiu derrotar Ash, usando o seu Charizard Mega Evoluído em uma batalha feroz com o Greninja de Ash como Ash-Greninja. Esta batalha em última análise, concluiu a Conferência de Lumiose. Ash mostrou grande sinceridade e princípio após a batalha, apertando a mão de Alain independentemente do resultado. No entanto, durante a cerimônia de encerramento da conferência, equipe alargamento começou sua operação final, usando o poder do azul Zygarde Núcleo "Z2" para fazer com que as videiras destruíssem partes da Cidade de Lumiose. Ash e Alain trabalharam juntos em uma tentativa de combater as vinhas, mas Ash acabou sendo traído por Alain, que foi dito por Celosia que Lysandre ordenou Ash a ser capturado. Como tal, Alain não fez nenhuma tentativa para ajudar Ash quando ele e Pikachu foram nocauteados com o Raio da Confusão do Celosia como ele e todos os seus pokémon de Kalos fossem tomados como reféns no topo da Torre Prisma inconsciente até Ash acordou e percebeu as algemas nele, em seguida, tentou sair delas antes de ver Greninja inconsciente até Pikachu acordar perguntando se ele e os outros estão bem com Pikachu de responder enquanto os outros ainda estavam inconscientes no momento. Quando Lysandre revelou seus planos malignos para Alain, Ash veio a perceber que Alain nunca quis trair ninguém, e ele fez isso para ajudar a Mairin e seu Chespin. Então, Lysandre usando Mega Evolução de energia da Equipe Alargamento para controlar Ash e Greninja, mas eles se soltou devido a Pikachu chamando por ele e sua Battle Bond. Depois que se soltou, Ash quase entrou em colapso de usar a sua energia, mas Alain apareceu para agarrá-lo antes que ele fizesse e agradeceu-lhe as palavras que ele disse para trazê-lo em seus sentidos. Outros Pokémon de Ash foram então liberados quando o Charizard de Alain usou Dragon Claw sobre as engenhocas que os mantiam presos. A dupla então lutou contra Lysandre, e, embora eles foram capazes de derrotar o seu Pyroar no início da batalha, o Mega Gyarados de Lysandre era poderoso o suficiente para derrotar vários Pokémon de Ash em sucessão. Ash e Alain foram eventualmente ajudados por Malva, que afirmou que os dois tinham a inspiração de lutar por um futuro melhor. Quando Lysandre rejeitou ela, Ash fez palestras sobre a forma como todos tem seu próprio futuro, e como Lysandre tinha o direito de tirar isso deles, destruindo o mundo. Lysandre meramente chamou Ash de ingênuo.